sexta-feira, 4 de maio de 2012

SEGURANÇA EM ESCOLAS NO RIO DE JANEIRO

Escolas estaduais terão reforço policial a partir desta semana

Expectativa é que em até um ano toda a rede seja beneficiada

Thaiana de Oliveira - 30.04.2012 às 11:15:00
RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - A partir desta semana, 90 escolas estaduais terão reforço de policiais militares. Ao todo, 450 PMs atuarão, em seus horários de folga, através de uma escala, nos arredores dos colégios. Segundo o secretário de Educação, Wilson Risolia, nesta quarta-feira (2), quando será assinado o convênio com a Secretaria de Segurança, agentes já estarão em prontidão logo pela manhã.
A escolha das 90 unidades que serão beneficiadas com o projeto foi determinada pela Secretaria de Educação, a partir de denúncias de pais e diretores de escolas. Entre os incidentes que foram levados em conta estão a invasão de quadras esportivas, consumo de drogas no pátio, brigas entre alunos, furtos e roubos. De acordo com o secretário de educação, essas 90 escolas servirão como um projeto piloto. Ao todo, a rede estadual conta com 1.358 colégios.
Em entrevista à Rádio CBN, Wilson Risolia informou que a expectativa é que em até um ano todas as escolas da rede estadual possam ser beneficiadas.
"Isso também passa pela questão orçamentária. Esse investimento inicial é de quase R$ 2 milhões por mês. Então, ao mesmo tempo em que você precisa fazer esses ajustes, é o tempo para trabalhar esse orçamento para que 100% da rede tenha. A nossa expectativa é que, em um ano, 100% da rede seja coberta", disse.
A maioria das escolas contarão com patrulhamento durante 24 horas, já que funcionam em três turnos. Essa primeira fase de implementação do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) beneficiará mais de 100 mil alunos. Além disto, o trabalho dos policiais será basicamente preventivo. Como forma de não quebrar regras, eles não atuarão como inspetores. Também não haverá revista de estudantes, exceto em casos de existir alguma denúncia específica sobre a presença de armas.
Suspeito de assaltar colégio é preso
A polícia prendeu, na madrugada desta segunda-feira (30), Antônio Marcos Bonfim dos Santos, de 30 anos, suspeito de assaltar um colégio particular, na rua Conde de Bonfim, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Um segundo suspeito conseguiu fugir.
De acordo com a PM, o homem foi detido após uma denúncia do vigia da escola, que percebeu o arrombamento dos cadeados. Quando os agentes chegaram ao local, os dois ladrões tentaram fugir.
Com o preso, os militares apreenderam um pé de cabra, cadeados, uma faca, correntes, além de um notebook que pertence à escola. O caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário